domingo, 5 de setembro de 2010

O "FIM" da era dos GM's Voluntários!

Conforme foi anunciado, a CipSoft está  terminando o sistema de gamemasters voluntários no final de agosto de 2010. Este fim se concretizou através de uma carta de "Demissão" Despedida. No dia 19/08/2010 foi realizado nos fóruns oficiais do Tibia um bate-papo entre os jogadores e os gamemasters.

No artigo de hoje, apresentaremos a carta enviada aos GM's e as questões mais interessantes que foram feitas durante o bate-papo e as respostas dos GMs.

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CARTA AOS GAMEMASTERS

Queridos Gamemasters,

Nós já os informamos através do board interno que chegaria o momento em que nossos caminhos viriam a separar. Ao final de agosto, a era de gamemasters voluntários chegará ao fim. Não chega nem perto de ser fácil dizer adeus a este maravilhoso grupo que são vocês - a equipe de gamemasters.

Os tempos estão mudando e a abordagem que usávamos para aplicar as regras não estava mais funcionando tão bem. Funcionou por muito tempo devido ao seu imenso esforço e devoção. Mas não podemos ficar presos a métodos antigos, se nós percebemos que novas abordagens, estratégias e novas soluções são necessárias para encarar novos desafios e satisfazer as necessidades da comunidade e dos clientes. É claro que não foram vocês que falharam com o sistema. O sistema se tornou ultrapassado por que o tempo passou e tivemos que acompanhá-lo.

Durante todos esses anos, vocês dedicaram incontáveis horas do seu tempo e energia para fazer suas tarefas de gamemaster e todos tinham algo único para contribuir. Muitas vezes, vocês estamparam sorrisos nos rostos dos jogadores,enquanto disponibilizavam seu tempo para lidar com seus problemas e preocupações pessoais, ou até mesmo quando apenas os ouvia, tentando ser um ombro para confortar.

No entanto, ser um gamemaster não foi tarefa fácil. Vocês tiveram que aguentar com o assédio, com a frustração dos jogadores que os culpavam por decisões que vocês não tomaram, e também vocês se encontraram em situações onde sentiram-se impotentes pela falta de ferramentas e poderes. Vocês sentiram como se nós não déssemos a chance para que trabalhassem de maneira eficiente. Foram limitados ao que poderiam fazer dentro das possibilidades que colocamos - limitações que tivemos de colocar.

Ah sim, tivemos nossas diferenças, nossos desafios e até mesmo divergências, mas sempre conseguimos falar sobre eles. De fato, superamos muitas dificuldades mesmo quando não poderíamos resolver todas elas. Vocês foram capazes de olhar além das diferenças de antes e sempre estiveram dispostos a tgrabalhar conosco, nos apoiando, já que estávamos tentando chegar ao mesmo objetivo - transformar Tibia em um lugar melhor e mais feliz.

Vocês foram uma equipe incrível e foi muito bom ver o apoio que vocês deram uns aos outros, percebemos a amizade crescer.

Vocês sabem que a nossa visão é de estabelecer um novo grupo de ajudantes voluntários no futuro. Um grupo focado no papel de ajudantes ativos, que fornecerá respostas para jogadores que tem perguntas ou problemas, mas que não terá um papel na aplicação das regras. Nós sinceramente esperamos vê-los entre esses ajudantes assim que este novo grupo for criado, mesmo que isso leve algum tempo. Vocês sempre ajudaram os necessitados, foram e ainda são pilares de inspiração para todos nós, para a comunidade e para a CipSoft. Para alguns, vocês são lendas.

Aproxima-se o dia em que todos vocês terão que deixar de lado a capa azul que tanto vestiram com honra e dignidade.

Então hoje, queremos parar para agradecer a todas as maravilhosas pessoas que estiveram na posição de um gamemaster voluntário.

Obrigado pelo seu excelente trabalho e dedicação.
Obrigado pelo seu apoio e lealdade e todos os os grandes momentos que compartilhamos.
Obrigado pela sua contribuição e crítica honesta.
Obrigado por ajudar e orientar os jogadores, por inspirar outros ao voluntariado, por compartilhar seu conhecimento e sabedoria com a comunidade e conosco.

Gostaríamos de agradecer especialmente...

Aestyn, Alevina, Amethyste, Arwin Winddancer, Arya Firethorn, Borr Henceforth, Bragol Amarth, Dragonas, Elfarran Brightsoul, Elucidatus, Exilya, Faerwynn, Fryan Skyseeker, Havey, Incangel, Khazregi, Klior, Kosari, Lantheos, Laylee, Nazzurok, Nietzsche, Ogfetan Riglan, Queen of Light II, Ramorien, Roland Deshaine, Ryrik, Sulwyn, Utey Frozenshard, Virsaemna Heartlistener, Wilfred of Mayhem, e Xane Doombringer

... por estarem conosco até agora.

Queremos que todos vocês saibam - não importa se aposentados ou se ainda usam a capa azul - que foi um grande prazer e privilégio trabalhar com vocês.

Nos curvamos a vocês.

Your CipSoft Team


============================================================

Agora confiram as questões mais interessantes que foram feitas durante o bate-papo e as respostas dos GMs.



Nota: O artigo apresenta apenas questões relacionadas ao trabalho de gamemaster. Questões pessoais, como por exemplo "de que tipo de música você gosta"  ou "qual a sua comida favorita", foram deixadas de lado. Caso prefira, você pode ler o bate-papo completo (em Inglês).


Você já ouviu de algum gamemaster que trapaceou?

No passado, alguns gamemasters de fato trapacearam. Contudo, uma vez que a CipSoft nos vigia atentamente, quem quer que tenha feito isso foi remivido na hora.


Desde há alguns anos muitos programas ilegais foram feitos. Porque a Cip não percebeu isso ou percebeu isso, ou percebeu tarde?

A CipSoft sabe a respeito de programas ilegais têm sido feitos para o jogos deles - e eles combatem da forma que podem. Isso apenas leva tempo.


Porque usando o Ctrl+R no jogo demorava tanto para obter uma resposta?

O Ctrl+R nunca foi uma "função global" como desejávamos que fosse. Infelizmente, quando alguém reportava algo, isso era visível apenas no mundo onde o report tinha sido feito. Por causa disso, era bastante improvável que um de nós estivesse no exato mundo no exato minuto em que o report tinha sido feito. Reportando no fórum dos GMs sempre foi mais eficiente.


Agora que não haverá mais gamemasters, o que fazer com cartas com texto que viole as regras?

Ainda nada foi decidido, mas a CipSoft deve adicionar uma função para reportar documentos dentro do jogo.


Vocês podem criar itens, dar levels e atacar monstros?

Não, gamemasters normais não podem fazer isso. Gamemasters do Customer Support (da CipSoft) podem.


Você se sente mal por alguém que baniu/deletou?

Na verdade, sim, eu sinto. Mesmo depois que eu bani alguém ontem por lurar eu me senti mal por ele. Eu geralmente me sinto mal porque muitas pessoas não lêem as regras quando eles criam a suas contas, e como eles não lêem, eles pensam que são livres para fazer qualquer coisa. Eu quero dizer, vale a pena se sentir mal? Eu acho que de certa forma, sim e não -  mas depois de algum tempo, eu supero.


Um gamemaster pode ou podia ficar invisível para os jogadores?

Sem invisibilidade :(


Vocês podem pegar itens?

Não, GMs possuem zero de cap.


Quando você cria um novo personagem GM ele aparece em Rook quando faz o login pela primeira vez? E como muda a cidadania de volta para Rook?

Os nossos personagens GM aparecem em Rookgaard quando fazemos o login pela primeira vez. É o nosso instinto nos transportarmos logo para a nossa casa na Isle of Solitute e nos tornarmos cidadãos de lá. Mas uma vez que nos tornamos cidadãos de lá, não é possível mudar a cidadania de volta para Rook.


Quais magias vocês têm?

Nós podemos ajustar a velocidade dos nossos personagens, levitar, destruir itens, entre outras. Apenas as coisas básicas que precisamos para trabalhar. GMs da Cip possuem mais magias do que nós.