domingo, 25 de julho de 2010

Sobre o futuro cliente em Flash do Tibia

No final de 2008 a CipSoft anunciou planos para a criação de um cliente em Flash para o Tibia, o qual abre a possibilidade de se jogar Tibia em qualquer navegador sem precisar baixar nada. Esse novo cliente se encontra em fase de desenvolvimento.

Contudo, não é fácil encontrar informações a respeito dele. Então o artigo de hoje reunirá as informações conhecidas sobre ele. Saiba  sobre porque se teve a idéia de fazer um cliente em Flash, quais os objetivos dele, se há a intenção de substituir o cliente atual e mais!

1. Prefácio

Flash
É um programa para exibir conteúdo multimídia em páginas da Internet, que roda dentro do navegador. Ele é principalmente usado  para animações, vídeos e jogos.
O artigo primeiramente apresentará as informações na ordem que elas foram reveladas, o que ajudará a entender um pouco do histórico do desenvolvimento do cliente,e por fim fará um resumo das informações conhecidas.

2. As primeiras informações

Em dezembro de 2008 foi informado em um artigo oficial (Tibia 2008 - A Retrospective) que estava planejado para 2009 o início do projeto de um cliente em Flash, a fim de dar aos jogadores novas formas de poder jogar Tibia.

Em outras palavras, naquele ponto a CipSoft ainda não tinha começado a trabalhar no cliente. Eles apenas anunciaram que tinham planos de fazer um cliente em Flash.

3. Entrevista com Akananto (o Programador Chefe)

Quase 1 ano depois, em novembro de 2009, no artigo oficial "Chatting with our Lead Programmer" foi feita uma entrevista com Akananto, o programador chefe da Cip, e (entre outros assuntos) ele revelou detalhes sobre o andamento do projeto do cliente em Flash.

Akananto falou que naquele momento ainda nada estava cravado em pedra e que o cliente em Flash ainda era um experimento interno da CipSoft, apesar de ela ver grandes possibilidades e oportunidades com ele. Então Akananto explicou que quando eles tiveram a idéia do novo cliente, eles começaram vários testes para verem se o cliente seria ou não possível do ponto de vista técnico. Assim, um novo programador foi contratado, o qual agora trabalha em tempo integral no novo cliente.

O programador chefe também disse que eles já estavam obtendo algum progresso no servidor de testes interno da Cip. Por exemplo, o login já funcionava, os personagens vão parar nos mundos corretos, e o mundo propriamente dito já está sendo exibido corretamente: terreno, criaturas, efeitos, balões de fala e até mesmo algumas novas funcionalidades que o cliente atual do Tibia não tem. Além disso, o sistema de chat também funcionava direito.

Menu de contexto
É o menu de opções que aparece quando você clica com o botão direito do mouse em alguma coisa. Ele tem esse nome porque as opções disponíveis dependem do que você clicou, ou seja, do contexto.
Entretanto, continuou Akananto, os movimentos e a interação ainda estavam bastante limitados – havia ainda muito trabalho a ser feito. Os programadores se depararam com alguns problemas inesperados com hotkeys e menus de contexto do jogo, mas que eles estavam avaliando tudo e tentariam encontrar soluções para todos os problemas. Se eles tivessem sucesso, haveria um cliente em Flash; do caso contrário, não haveria.

Akananto concluiu falando que eles estão se dedicando bastante em fazer o cliente em Flash do Tibia acontecer, e que na mente deles é um grande projeto, mas era cedo demais para garantir se ele de fato terá sucesso.

4. Akananto retorna para esclarecer dúvidas

Logo após à entrevista com Akananto, começou um tópico sobre ela no fórum oficial do Tibia. Vários jogadores apareceram interessados em saberem mais sobre os assuntos tratados na entrevista, inclusive a respeito do cliente em Flash. A partir disso foram explicados diversos detalhes a respeito além do que foi dito na entrevista.

Primeiro o CM Ogrey explicou porque a CipSoft resolveu fazer um cliente novo em Flash. Uma razão é que não mais seria necessária alguma instalação para jogar Tibia, o Flash torna o Tibia um jogo baseado em navegador o que o torna bem mais acessível a novos jogadores. Outra razão é que o Tibia poderá ser jogado tanto em Windows quanto em Mac. E uma terceira razão é que algumas funcionalidades são provavelmente mais fáceis de serem implementadas em Flash.

Quando foram pedidas algumas imagens do novo cliente, o CM Ogrey disse que ainda era cedo demais para mostrar as primeiras imagens do cliente. Mas que com certeza em algum momento chegaria a hora de fazer isso.

Devido à grande quantidade de questões técnicas no tópico, o Akananto também se juntou ao ele.

Uma das questões dizia respeito de para qual versão do Flash seria o cliente. Akananto respondeu que isso ainda não havia sido definido, que no momento o requerimento mínimo era o Flash 10 mas que ele ainda poderia aumentar.

Em outro post, Akananto comentou a algumas críticas. Uma pessoa falou que "Cliente em Flash do Tibia no navegador + navegador dando pau = tchau Tibia", e ele disse que infelizmente é verdade e que nem iria falar de um mal ainda maior: O BOTÃO "VOLTAR". Mas que a pesar disso, essas são desvantagens com as quais eles podem lidar, especialmente agora que os navegadores estão tendendo a separarem cada janela em um processo diferente, como o Google Chrome.

Ainda nesse post, o Akananto também comentou uma crítica quanto à possível baixa velocidade do novo cliente. Ele disse que a pesar de os gráficos 2D do Flash serem baseados em software (ou seja, é um programa que processa eles), o Flash é bem rápido e que isso vai ficar ainda melhor quando o Flash de fato se tornar acelerado por hardware (ou seja, em vez de um programa, é a placa de vídeo que processa os gráficos - o que é bem mais rápido).

Em outro post, Akananto responde à questão de se o cliente em Flash vai funcionar em uma página da Internet ou se ele terá de ser baixado e rodado no computador. O programador chefe diz que isso ainda não está decidido, mas que de fato o objetivo é fazer um cliente que possa ser jogado via página da Internet mesmo.

Ainda nesse post, ele respondeu à questão sobre outras tecnologias que poderim ser usadas em vez de Flash. Akananto falou que ele está acompanhando essas novas tecnologias de "fazer coisas legais dentro do navegador" (tipo canvas, HTML5 e WebGL), mas que elas ainda não "chegaram" de fato e que do ponto de vista empresarial é cedo demais para confiar em tecnologias que ainda estão em um estado experimental. Por outro lado, o Flash já "está aí" há vários anos.

Em um outro post, Akananto disse que ainda não está decidido se haverá ou não dois clientes de Tibia (o atual e o em Flash), mas que é possível que haja.

No seu último post, Akananto respondeu ao questionamento sobre multiclient, de que se alguém poderia abrir 10 janelas do navegador e jogar 10 tibias. Ele disse que isso é um problema que precisa ser tratado sobre um novo ângulo, mas que ainda não foi tomada nenhuma decisão a respeito.

O CM Ogrey encerrou o tópico resumindo as razões para um cliente em Flash:
  • roda onde quer que o Flash rode (Windows, Linux, Mac)
  • não é necessária instalação manual (no caso de você já ter o Flash instalado)
  • melhor processo de auto-atualização do cliente
  • acesso mais fácil de LAN houses
  • integração mais firme entre o website (gerenciamento da conta, páginas de informações de personagens, listas de magias, mapas etc.) e o jogo (o personagem nele)
  • jogar com o seu personagem com as suas hotkeys e as suas configurações de qualquer computador que você queirs
  • ...e você tem o seu navegador aberto o tempo todo afinal, não tem?!

5. Revelada a primeira imagem e mais detalhes

Quatro meses depois, em março de 2010, foi postada no site oficial do Tibia uma notícia entitulada "Flash Forward", ela continha a seguinte imagem:

Screenshot do cliente em Flash do Tibia

A imagem contém uma coisa que o Tibia não tinha no momento (e ainda não tem): névoa. Isso despertou interesse por parte dos jogadores, mas a notícia não dava explicações do que se tratava a imagem. Então no tópico da notícia, nos fóruns oficiais do jogo, alguns pensaram que o próximo update traria efeitos climáticos ao Tibia, enquanto que alguns associaram o título da notícia e concluíram que deveria se tratar do cliente em Flash (e estavam certos).

O CM Ogrey confirmou isso no tópico e explicou o título. "Flash Foward", nesse contexto, se lido ao pé da letra significa em Português algo como "um olhar adiante". Mas no caso esse título é um trocadilho com a palavra "Flash", o programa do navegador que vai rodar esse novo cliente do jogo.

Ogrey também trouxe algumas palavras de Ishua Beris, o programador da CipSoft responsável pelo projeto do cliente em Flash:
"Olá todo mundo! Estou feliz em contar a vocês um pouco sobre o cliente em Flash do Tibia, um projeto em que temos trabalhado um bocado até agora. O trabalho ainda está em andamento e estamos longe de concluirmos ele. De um modo geral, eu posso dizer que trabalhamos muito em cima do 'feedback' que vocês nos deram por meio dos diferentes canais que os nossos CMs disponibilizaram para vocês todo o tempo.

Durante os últimos meses, nós nos focamos principalmente nos aspectos técnicos do cliente. Primeiro, fizemos uma avaliação geral se a plataforma Flash se adequa ou não às nossas necessidades, e então lançamos as bases do cliente em Flash. Nós começamos implementando um console de 'chat' estendido e experimentamos com novas funcionalidades para ele.

Então nós fomos para a janela de jogo. Em alguns aspectos, como por exemplo o algoritmo de renderização, o novo cliente em Flash é fortemente baseado no cliente atual. Contudo, não só consertamos algumas pequenas inconsistências gráficas mas - como vocês podem ver na névoa da 'screenshot' - nós também adicionamos efeitos de transparência e ampliamos bastante as capacidades de animação do cliente. Isso com certeza ajudará os nossos autores de conteúdo a algum dia tornarem realidade as suas mais sombrias visões de Tibia, hehe .


Finalmente, nós nos empenhamos muito em fazer o Cliente em Flash ser rápido o bastante para se jogar até mesmo nas máquinas mais antigas.


Uma vez que já cuidamos do básico, agora vamos nos focar em aspectos de usabilidade. Nós temos de fazer ajustes em várias áreas, como por exemplo as hotkeys, a fim de adotar a plataforma Flash. Além de nossas próprias idéias, nós estamos tentando adotar sugestões de vocês, a comunidade, para fazer o Cliente em Flash mais fácil e mais conveniente de se usar. Fiquem ligados! Ainda temos um longo caminho a seguir mas estamos trabalhando duro para que completá-lo."
Mais adiante, o CM Ogrey disse que no momento não há planos de quando o cliente em Flash será lançado e recordou que o novo cliente ainda está longe de estar concluído, e que deve demorar no mínimo até o próximo ano. Ele também disse que ainda não está decidido se haverá ou não dois clientes de Tibia (o atual, em C++, e o em Flash), isso será decidido mais para frente.

6. Entrevista com os gerentes de produto

Em maio de 2010 foi feita uma entrevista com os gerentes de produto (product managers) do Tibia (Craban, Guido e Skyrr) com perguntas escolhidas dentre várias sugeridas pelos jogadores. Algumas dessas questões diziam respeito ao novo cliente em Flash.

Foi perguntado se havia planos de introduzir um sistema mais amigável de hotkeys, como andar com as teclas WASD e runas/magias atribuídas a outras teclas. Guido respondeu que várias mudanças ou estão em ação ou ao menos sendo discutidas para o cliente em Flash, incluindo tais exemplos. Em outras palavras, algumas delas estão em testes internos na Cip, enquanto outras ainda estão sendo discutidas se serão feitas ou não. Mas ele não quis dar mais detalhes porque em breve tais novidades seriam reveladas em teasers, notícias de desenvolvimento ou discussões no fórum.

Em outra questão, foi perguntado se quando o cliente em Flash começou a ser desenvolvido havia a intenção de tornar o Tibia um jogo de navegador. Guido explicou que há duas razões importantes pelas quais o novo cliente está sendo desenvolvido:
  1. Eles querem integrar melhor o cliente aos processos que têm no website. Por exemplo, você lê as últimas notícias no website, gerencia a sua conta no website e cria a sua conta nele. Mas o download em separado e a instalação do cliente quebra esse fluxo. Mas quando o cliente está diretamente integrado ao website, será mais fácil para os jogadores lidar com todo esse processo. O Flash oferece tal possibilidade e é capaz de oferecer as mesmas funcionalidades do cliente atual.
  2. Um novo cliente é uma ótima chance de revisar não só a estrutura técnica já com vários anos do cliente atual mas também melhorar as interfaces de usuário. Há muitas pequenas novas funcionalidades que eles vão adicionar ou mudar.
Guido acrescentou que jogar Tibia no cliente em Flash será como jogar no cliente atual, o jogo apenas vai rodar no navegador. Dessa forma, Tibia não mudará para um jogo padrão de navegador, Tibia continuará Tibia.

7. Resumo

Em suma, o novo cliente em Flash é um projeto da CipSoft que ainda falta um bom tempo para ser concluindo. A idéia de um cliente em Flash não é necessariamente substituir o cliente atual e nem mudar o estilo do jogo, ou seja, Tibia vai continuar sendo Tibia. A idéia do cliente é dar uma opção mais fácil de se jogar, uma vez que de acordo com a Cip todo o processo de criar conta e chars é feito no site mais o processo é quebrado tendo de baixar o jogo e instalar no PC.

Além disso, eles querem deixar o Tibia disponível para a maior quantidade possível de jogadores, pois Flash é algo que roda na grande maioria dos computadores. Praticamente todos os PCs do mundo são capazes de rodar Flash (de acordo com a Adobe, desenvolvedora do Flash, são atualmente 98,9% dos PCs do mundo).

Outra coisa que a Cip está interessada é em testar novas possibilidades para o Tibia. O cliente em Flash é a chance de eles revisarem as bases tecnológicas que já são de anos atrás. Com um cliente em Flash eles estão recriando do zero um cliente do Tibia, e assim abrindo a possibilidade de acrescentar capacidades novas, como por exemplo transparência e efeitos de clima.

A CipSoft garante que o objetivo final é fazer com que tanto a versão em Flash quanto o cliente normal possam ser jogados da mesma forma, o jogo não vao mudar radicalmente qualdo puder ser jogado no navegador, a diferença entre os dois clientes será que um pode ser jogado depois de instalar no seu PC e o outro pode ser jogado pelo navegador sem precisar baixar nada.

Apêndice

A seguir, os textos (em Inglês) dos quais foram consultadas as informações sobre o novo cliente em Flash: