terça-feira, 6 de julho de 2010

O que faz um Tutor no Tibia?

Tutores são uma peça fundamental no suporte ao jogador no Tibia. Várias questões e problemas podem ser resolvidas pelos tutores, sem que se tenha de apelar a um gamemaster ou à alguém da CipSoft. Mas ainda assim, muitos jogadores ou não sabem dos tutores, ou não conhecem direito o que são eles.

No presente artigo entraremos em detalhes a respeito do que exatamente é um tutor, as suas responsabilidades e habilidades, como contatá-los e como poder se tornar um.

1. O que é um Tutor

Tutores são jogadores que possuem um grande conhecimento a respeito do jogo, e que foram confiados a tarefa de auxiliar os jogadores, e aconcelhá-los. Tutores respondem a questões técnicas a respeito do jogo (como uso do cliente, do jogo, do site oficial), dúvidas básicas a respeito de como se jogar (por exemplo, como fazer ou usar alguma determinada coisa no jogo, como banco, magias, etc.), e sobre as regras. Porém não é tarefa dos tutores responder a questões mais avançadas a respeito do jogo, por exemplo como completar uma certa quest ou como conseguir um certo item.

Os tutores também ajudam no cumprimento das regras e na detecção de bugs (defeitos) do jogo. Eles tem a possibilidade d reportar diretamente a CipSoft frases que violem as regras ditas nos forums oficiais e nos canais públicos, nomes que violem as regras, e bugs do Tibia. Deve-se ressaltar que tutores não são representantes oficiais da CipSoft, e não possuem qualquer autoridade acima da de um jogador comum.

2. Obtendo ajuda de um tutor

Tutores podem ser encontrados no canal "Help" dentro do jogo. Ele pode ser acessado pela lista de canais ou pelo atalho Ctrl+T . A tarefa mais importante dos tutores é responder a questões a respeito do jogo, o cabeçalho do canal Help diz (em Inglês):

"Bem vindo ao Help Channel! Sinta-se a vontade para perguntar questões a respeito dos controles do cliente, jogabilidade geral, uso de contas e a página oficial. Questões aprofundadas sobre o conteúdo do jogo não serão respondidas. Jogadores experientes ficarão delizes em te ajudaram com o melhor do conhecimento deles. Tenha em mente que este não é um canal para conversas gerais. Então por favor limite as suas sentenças a questões e respostas relevantes."
O "Help" é um bom local para receber ajuda imediata a respeito de alguma dívida geral relacionada ao Tibia, mas note que o "Help" não é local para pedir ajuda física (como ser resgatado, ajudar a derrotar um inimigo, etc.), nem o local para alguma questão mais avançada, do tipo como completar uma quest, como derrotar um oponente, como conseguir certo item, etc. Uma parte importante do jogo é o jogador trabalhar nele para conseguir fazer certas coisas, os tutores apenas auxiliam no básico de como se jogar, não teria graça se um tutor ou outra pessoa fizesse tudo para você ;-).

Esteja ciente que o Inglês é idioma que oficial do "Help" e que, portanto, DEVE ser utilizado nele. Mas você pode obter ajuda, na língua que quiser, em particular: basta solicitar no Help um tutor brasileiro, por exemplo. Há várias formas de se pedir, por exemplo: você pode dizer, como no linguajar do jogo, "Tutor br?"; mas se você quiser ser mais formal, pode dizer algo como "Can a brazilian tutor help me?". Então você e o tutor podem conversar em Português por meio de mensagens particulares.

2. Reportando problemas aos tutores

Os tutores também podem ajudar no que toca à violações das regras cometidas nos canais públicos do jogo, nomes ilegais, e bugs do Tibia. Qualquer outra coisa cai na jurisdição dos gamemasters, mas falaremos disso em outro artigo ;-). Também pode-se contatar um tutor no "Help" para essas questões.

Todos os tutores podem reportar nomes ilegais, e se você viu um nome assim, o conte a um tutor. Note que um tutor não possui a palavra final a respeito de se um nome é punido ou não, isso fica a cargo da CipSoft. Se um tutor submete intencionalmente um nome não ilegal, o tutor pode ser punido.

Os tutores também podem reportar bugs (defeitos) do jogo diretamente ao departamento técnico do Tibia. Um bug pode ser uma coisa que não funciona como deveria, um gráfico errado no mapa ou em algum item, erros de ortografia nas coisas do jogo, etc. Se o bug for relacionado a um certo local do jogo, por exemplo um gráfico fora do lugar, o tutor deve estar o mais próximo possível do lugar. Isso não é necessário se o bug não estiver relacionado a um local específico ou na fala de algum NPC (nesse último caso, o nome do NPC é mais importante que o local). Ao você reportar um bug a um tutor, dê o máximo de informações a respeito do problema, e como reproduzir ele. Lembre-se que abusar de um bug para conseguir vantagens é uma violação séria das regras do jogo, e no muitas contas já foram deletadas por esse motivo.

Tutores que se tornaram Senior Tutor também possuem a habilidade de reportar frases ilegais ditas nos canais públicos do jogo e nos fóruns oficiais. Se você viu alguma violação em um desses locais, fale com um tutor. Nos canais públicos, ao se reportar uma frase é enviado junto os três minutos anteriores e um minuto depois da conversa; nos fóruns o jogador que teve a sua postagem reportada fica mudo nos fóruns até o report ser processado. Novamente aqui os tutores não possuem a palavra final a respeito de se alguém será punido ou não (a CipSoft decide isso), e eles podem ser punidos se usarem mal a habilidade de reportar.

3. Como se tornar um tutor

Em princípio, qualquer jogador que atingir a certos requerimentos mínimos, e passarem em uma prova, poder virar tutor. Os requerimentos são:
  • ter jogado por pelo menos três meses
  • ter, no mínimo, um personagem com pelo menos level 20
  • a conta ter de ser registrada
  • é necessário ter tido Premium Account pelo menos uma vez, embora não seja necessário ter uma no momento de se tornar tutor
  • o "criminal record" do jogador tem de estar limpo, o que significa que ele não pode ter punições (o "criminal record" é apagado depois de seis meses sem violações)
  • não ter sido desonhosamente demitido da posição de tutor (razões para isso são: submeter vários reports errados, ser banido enquanto tutor, se alguém da CipSoft decidir fazer isso)
  • ter um vasto conhecimento sobre o jogo e a sua documentação oficial
  • não ter sido reprovado no teste de tutor nos últimos dois meses
Uma coisa extremamente importante: tutores devem saber ler e escrever em Inglês fluentemente. Em outro caso, nem adianta tentar virar tutor, pois não teria como fazer o teste, nem entender e responder as questões dos jogadores.

Atingido os requerimentos, pode-se fazer o teste de tutor na página da conta no site oficial do Tibia, para começá-lo tem de clicar no botão "become a tutor". O teste de tutor é o grande gargalo no processo de se tornar tutor, muitos jogadores experientes falham na primeira (ou primeiras tentativas), para passar é preciso conhecer bem o jogo e ler com muita atenção as questões.

O teste consiste em 20 questões de múltipla escolha, com até 5 alternativas cada, a serem respondidas em até 45 minutos. Deve-se selecionar a alternativa, ou as alternativas, corretas em cada pergunta. Uma vez que o exame começou, não é possível interrompê-lo. Para passar, é necessário acertar tudo, nenhum erro é permitido. Caso a pessoa seja reprovada, é possível fazer o exame de novo depois de dois meses.

Tutores que estiveram ativos no cargo por pelo menos três meses, sem nenhum bad report (mal report) nos últimos dois meses, são promovidos a Senior Tutor.

Os tutores devem ser ativos na posição, o que significa principalmente ficar no canal "Help" respondendo a questões. Reportar nomes, frases ou bugs também contam para a atividade, mas um tutor não precisa reportar nada para ser considerado ativo (basta responder coisas no "Help"). Os tutores podem fazer uma pausa quando quiserem, desde que ela não seja maior do que oito semanas. Tutores inativos perdem o cargo, mas isso não é uma demissão desonrosa, ou seja, podem se tornarem tutores novamente.

Se espera que os tutores sejam modelos de conduta, o que significa que caso algum seja punido, ele perde o cargo.

Mais informações sobre como se tornar um tutor, bem como demais informações sobre um, pode ser encontrada no documento Tutor Guide do site oficial do Tibia. É interessante ressaltar que esse documento não se encontra traduzido, pois um Tutor tem de saber Inglês.

3. Algumas considerações a respeito de se tornar um Tutor

Infelizmente há quem não tenha o menor interesse e competência para ser um tutor, mas de alguma forma entra no cargo (trapaceando, certamente). Eu digo que não há o menor sentido para isso já que os tutores não possuem nenhum poder especial, eles são jogadores normais que aceitaram a tarefa voluntária de ajudar a outros jogadores. A CipSoft é bastante grata pela ajuda dos tutores, bem como os jogadores beneficiados, e um mal tutor pode simplesmente atrapalhar o suporte aos jogadores. Quem quer se tornar um Tutor, deve ter o interesse de ajudar aos outros.

Um mal tutor logo acabará sendo demitido normalmente por um desses motivos:
  • dizer besteiras no "Help"
  • fazer maus reports
  • ficar inativo (possivelmente para evitar fazer besteira...)
4. Conclusão

Tutores desempenham um importante papel na assistência a outros jogadores, eles são capazes de esclarecer dúvidas e ajudar em certos casos de violações das regras. Da próxima vez que precisar de ajuda no Tibia, considere em falar com um Tutor, e não se esqueça de ser educado(a) com ele já que eles estão lá para ajudar

Serei ou não serei hackeado, eis a questão

Um dos maiores temores dos tibianos: ser hackeado e perder todos os itens e levels que foram ganhados ao custo de muito esforço.

Não raramente ouve-se jogadores do Tibia lamentando que perderam as suas coisas devido às ações de algum hacker. Será que o Tibia é inseguro? Onde estão os problemas? O que fazer para se prevenir de ser hackeado? Disso trataremos no artigo de hoje.

1. Definição de "hacker"

Antes de mais nada, é importante entender direito o que significa exatamente a palavra "hacker", pois em Tibia ela é usada com um significado diferente do original. O Websters Online Dictionary, define o termo como (tradução do original em Inglês):
hacker:
  1. Uma pessoa que curte explorar os detalhes de um sistema programável e ampliar as suas capacidades, em oposição à maioria dos usuários, os quais preferem aprender somente o mínimo necessário.
  2. Alguém que programa entusiasticamente (mesmo obsessivamente) ou que curte programar mais do que teorizar sobre programação.
  3. Uma pessoa capaz de apreciar os valores do hack.
  4. Uma pessoa que é boa em programar rapidamente.
  5. Um especialista em um programa em particular, ou alguém que freqüentemente trabalha com ele; como em 'um hacker de Unix'. (as definições de 1 a 5 estão correlacionadas, e as pessoas que se encaixam nelas também)
  6. Um especialista ou entusiasta de qualquer tipo. Alguém pode ser um hacker em astronomia, por exemplo.
  7. Alguém que curte o desafio intelectual de criativamente superar ou contornar limitações.
  8. [obsoleto] Um indivíduo malicioso que tenta obter informação particular se intrometendo. Daí surge 'hacker de senha', 'hacker de rede de computadores'. O termo correto para esse significado é cracker.
Podemos constatar que o termo "hacker" originalmente se refere a uma pessoa que é entusiasta em computadores. Contudo, esse termo normalmente é usado para se referir a alguém que invade algum computador para descobrir certas informações (o termo mais correto para se referir a esse tipo de indivíduo é "cracker"). Mas em Tibia, há ainda um outro significado: "hacker" se refere a qualquer pessoa que tente conseguir a senha de outros jogadores. E veremos, mais adiante, que apenas a minoria dos casos de "hacking" se refere a alguém que invade o computador de outras pessoas (se é que há algum caso assim).

Nesse artigo, usarei o significado tibiano da palavra "hackear". Pois eu estou falando justamente sobre Tibia, e em qualquer idioma o significado das palavras é consagrado pelo seu uso. Eu tive o cuidado de antes definir o termo, para que fique bem claro a quem eu estou me referindo (e também a quem eu não estou).

2. Porque alguns jogadores são hackeados

Imagine que um dia você entra no jogo e encontra o seu inventário como o da foto ao lado: completamente vazio. Lá se foram todos aqueles itens e equipamentos bons e caros que você ralou tanto para conseguir... Depois de toda a indignação, uma das reações mais comuns é buscar culpados, e sair por aí condenando um monte de gente (especialmente a CipSoft, que faz o jogo).

Contudo muitos se esquecem, ou nem consideran, que a culpa pode estar do próprio lado; e então põem a culpa no jogo. Vamos analisar se há algum problema com a segurança no jogo, e de que formas um jogador pode fazer com que a sua conta seja hackeada. Primeiro falaremos sobre a segurança do Tibia.
2.1. Recursos de segurança do jogo
Para entrar no jogo é necessário digitar o nome de sua conta, que é uma seqüência de sua escolha de números e letras que você faz quando cria a conta (e não com o nome do personagem). O que eu quero chamar a atenção é que o jogador tem de usar um dado que os outros jamais teriam como saber sozinhos.

Ainda que alguém conseguisse adivinhar o nome da conta, ainda teria a senha que é uma seqüência de letras e números que o próprio jogador escolhe. Se alguém erra três vezes a senha, a conta é bloqueada por 5 minutos. Se a pessoa erra a senha e a conta mais algumas vezes, o endereço de IP do computador que está sendo usado é bloqueado por 30 minutos. Em resumo: não dá para alguém descobrir os dados de um personagem por tentativa e erro e, quanto mais, de um personagem em específico.

O primeiro recurso para recuperar a senha e a conta, caso o jogador as esqueça ou as perca, é o e-mail. Esses dados podem ser enviados para o endereço eletrônico cadastrado para a conta. Esse endereço, assim como o nome da conta, não é exibido em nenhum local de acesso público (apenas é mostrado na página da conta do jogador, a qual precisa da senha e do nome da conta para acessar). Dessa forma, ninguém vai saber o endereço do e-mail, a não ser que de alguma forma o jogador revele tal dado. Ainda que alguém conheça o e-mail, a pessoa precisaria do login e da senha do e-mail para acessá-lo.

Caso a pessoa tenha também perdido o e-mail, o segundo recurso para recuperar a conta é a recovery key. Ela é um código de 20 letras e números, que um jogador recebe ao registrar os seus dados pessoais (da vida real) na sua conta (isso permite alguém provar que é o legítimo dono da conta caso a perca, e tais dados não são exibidos publicamente). Com a recovery key é possível recuperar a conta instantaneamente entrando ele no site oficial do Tibia, como na imagem a seguir:

Então o e-mail da conta será mudado para um outro endereço fornecido pelo jogador, e o nome da conta e uma senha nova serão enviados a esse endereço. A recovery key é exibida ao jogador uma única vez, e isso é quando ele registra a conta. Não é possível ter acesso ao mesmo código de nenhuma outra forma, e dessa forma alguém não tem como descobrir (a não ser que o próprio jogador deixe de alguma forma ele vazar).

Se o jogador também perdeu a sua recovery key, há um último recurso para recuperar a conta: comprar uma nova recovery key por 5 Euros (quase uns R$ 13). Nesse caso, um código de confirmação é enviado por carta (na vida real) para o endereço registrado para a conta. Esse código pode ser entrado no site oficial do jogo:

E então uma nova recovery key é exibida para o jogador tomar nota. Como a carta é enviada somente para o endereço e nome registrados, o qual se presume que o jogador entrou o seu, a informação é enviada especificamente ao dono da conta (e esse endereço leva 30 dias para mudar, se for editado na página da conta, dificuldando que outra pessoa que tenha conseguido acessar a conta a modificá-lo). Mas se o jogador não registrou a conta ou registrou um endereço inválido... Bem, meus pêsames, mas ele deveria ter sido mais cuidadoso e feito a registração corretamente...

Esses são os recursos de segurança diretamente visíveis aos jogadores. Mas ainda têm vários outros, como a criptografação dos dados que a pessoa entra no site e no jogo (isso torna bastante improvável que alguém os intercepte), mais os programas e recursos de segurança instalados nos servidores (que só a CipSoft deve conhecer).
2.2. Segurança do jogador
Pelo o que vimos até agora, a única forma de um jogador ter uma outra pessoa que entre na sua conta é que o próprio jogador passe os seus dados, seja de forma intencional ou não.

A forma mais simples de alguém fazer isso intencionalmente é vendendo, comprando ou compartilhando a conta (todas coisas contra as regras do Tibia). E, de repente, um dos "donos" ou um "antigo dono" resolve acessar a conta, e pegar todos os itens e estragá-la. Isso acontece mesmo entre melhores amigos, já presenciei isso várias vezes (felizmente não comigo, porque jogo de acordo com as regras).

Alguns jogadores costumam baixar programinhas para trapacear no jogo. Vocês acham que os trapaceiros que criam tais programas o fazem para ajudar ao próximo? Normalmente eles põem vírus ou outras coisas indesejadas, que registram as informações que o jogador entra e as enviam para o hacker.

Também o jogador pode ser enganado para dar os seus dados. Por exemplo, ele pode receber um link e entrar em um site que imita a aparência do site oficial do Tibia, ou que promete itens e outras coisas se você entrar com a senha. Tudo isso é apenas um truque para roubar os dados, o único site onde é necessário entrar a senha é o oficial do Tibia (www.tibia.com). Também é bom entrar sempre digitando o endereço em sites que pedem senha, em vez de clicar em algum link para ir neles, pois não é difícil falsificar um link (por exemplo, o link http://www.google.com.br não te leva para a página que você espera).

Quando se joga em um computador que não seja o próprio da pessoa, nunca se sabe o que pode haver instalado nele. Pode ser algum programa malicioso que registra os dados entrados pelo o jogador, e os mande para um hacker. Isso pode acontecer mesmo em LAN Houses, muitos passam por lá e alguém pode tem instalado algum vírus ou algo do gênero.

Obviamente, o jogador tem de tomar cuidado com os arquivos que ele instala no próprio computador. Não se deve baixar nada para o Tibia que não seja do site oficial, ou de algum dos supported fansites. Também não se deve instalar nenhum arquivo desconhecido ou de algum site não confiável. De outra forma, podem estar sendo instalados programas maliciosos.

Também é possível que o jogador anote a sua conta e senha no computador ou outro algum local de fácil acesso, e outra pessoa acabe roubando os dados.

3. Como se prevenir de ser hackeado

Não é nada difícil. Basicamente:
  • nunca dar os dados da conta para ninguém
  • não corpartilhar, vender ou comprar contas
  • nunca entrar os dados em um site que não seja o www.tibia.com
  • sempre entrar nesse site digitando o endereço
  • memorizar bem a conta e a senha, e não deixá-las anotadas em nenhum local (especialmente se for no computador)
  • escolher senhas seguras (de preferência uma combinação de letras e números, não algo óbvio como "1234567" ou "qwertyu")
  • nunca baixar programas para trapacear
  • não baixar nada que não seja do site oficial do Tibia ou de seus supported fansites
  • nunca instalar arquivos desconhecidos ou de sites duvidosos
  • evitar jogar Tibia em redes públicas ou outros computadores
  • registrar a conta para um e-mail válido, e não contar o e-mail ou sua senha para ninguém
  • registrar a conta com o endereço correto
  • ter o sistema operacional atualizado (pois versões antigas costumam ter mais brechas na segurança)
  • ter algum programa de proteção, como antivírus, antispyware, antiadware ou firewall
Alguns bons programas gratuitos de proteção são:

  • Avast! (antivírus)
  • AVG (outro antivírus - obviamente não é preciso ter dois deles, eu apenas listei dois dos mais usados)
  • ZoneAlarm (firewall, previne acessos não autorizados ao PC)
  • SpyBot (antispyware, remove programas que roubam dados)
  • Ad Aware (antiadware, remove programas que exibem propagandas)

4. Conclusão

Tomando os devidos cuidados, não há o que temer em ser hackeado :-). Mas se você não se cuidar, vai ficar desse jeito:

Quem é a CipSoft?

Eu não pensei em forma melhor de escrever o segundo artigo do blog, do que em falar a respeito de quem criou o jogo, a equipe da empresa CipSoft (ou Cip, como é normalmente chamada), pois sem o trabalho deles o Tibia sequer existiria.

Vários jogadores ouvem a respeito da Cip sem saber direito quem é ela, ou só se lembram dela para reclamar ou elogiar quando alguma coisa no jogo dá certo ou dá errado; contudo é interessante conhecer melhor as pessoas por de trás do jogo. Para isso, vamos começar pelas origens da empresa.

1. O começo



Os alemães Stephan Vogler, Stephan Börzsönyi, Guido Lübke e Ulrich Schlott, os quatro fundadores da companhia (foto), se conheciam desde que estudavam juntos na Universidade de Regensburg. Eles eram fãs de jogos de computadores, e iniciaram o projeto de Tibia em 1995 como um passa-tempo e um experimento de programação para ajudar nos estudos na universidade. O primeiro servidor público do jogo foi lançado em 1997 e rodado nos próprios computadores na Universidade.

Com o passar do tempo, mais e mais jogadores foram se juntando ao Tibia, porém os estudos na Universidade dos quatro criadores estava chegando ao fim. Eles mantinham o jogo em seus tempos livres, mas com os fins dos estudos já estava na hora de começar a procurar empregos, e então não haveria mais tempo o bastante para se dedicar ao Tibia, o que não queriam que acontecesse. No começo de 2001, eles postaram uma notícia no site oficial do jogo falando dessa preocupação, e disseram que estavam pensando em começar a rodar o jogo comercialmente, e pediram sugestões aos jogadores a fim de encontrarem uma solução que fosse melhor a todos (eles e os jogadores). Então acabaram decidindo por rodar o jogo comercialmente.

Então em junho de 2001 eles fundaram a empresa CipSoft GmBH para desenvolver o jogo, e um pouco mais adiante. Ainda em 2001, para poder conseguir o dinheiro necessário para manter o Tibia e a empresa, eles criaram o sistema de Premium Accounts, no qual, por uma certa taxa, os jogadores que quisessem poderiam obter certos benefícios no jogo.

Por cerca de dois anos, os quatro mantiveram a empresa sozinhos. Contudo com o crescimento do jogo, se fez necessário ir contratando mais funcionários, e atualmente a Cip possui mais de trinta. Mas exatamente o que fazem as pessoas que trabalham lá? É disso que vamos tratar agora :-)

2. A equipe da CipSoft



Os funcionários da CipSoft se encontram divididos em seis diferentes departamentos:
  • programação: eles desenvolvem o programa do jogo e dos servidores, trabalham no site, e também criam ferramentas para auxiliar no desenvolvimento e manutenção do jogo e do site
  • conteúdo: desenvolvem os elementos de dentro do jogo em si, como criar gráficos, itens, monstros desenhar novas áreas, elaborar quests, etc.
  • administração de sistemas: cuidam dos servidores e de sua manutenção
  • suporte: cuidam do atendimento e suporte ao cliente, seja por e-mail, nos fóruns oficiais ou dentro do jogo
  • marketing: identificam os desejos dos jogadores por novas funcionalidades ou elementos, e também cuidam das relações públicas da empresa, anúncios e distribuição
  • organização: fazem o trabalho administrativo, e checam se o trabalho diário transcorre normalmente
Mas e a empresa como um todo, em que coisas ela trabalha?

3. Produtos


Tibia foi o primeiro produto em que ela trabalhou (e trabalha), mas não é o único. A Cip descreve, em seu site oficial, as suas atividades dessa forma (tradução): "A nossa visão é desenvolver e publicar produtos inovadores baseados em novas tecnologias. Como desenvolvedores, almejamos realizar as nossas próprias idéias e desenvolver produtos verdadeiramente inovadores, em vez de imitar conceitos existentes. Não é necessário dizer, o objetivo primordial é a exploração comercial de nossas idéias. Trabalhamos independentemente ou com parceiros para fazer todos os passos necessários, incluindo o 'marketing' de nossos produtos."

Na época em que foi lançado, Tibia foi um dos primeiros RPGs online de multi-jogadores (MMORPG) com gráficos (antigamente a maior parte dos RPGs era apenas em texto), o que foi uma inovação. Em maio de 2005 a Cip lançou o primeiro MMORPG para celulares, o TibiaME, que hoje se encontra na versão 1.45 e pode ser jogado em aparelhos que possuem suporte a Java.

Em uma entrevista ao site TibiaNews, os quatro gerentes da empresa revelaram que a Cip está trabalhando no desenvolvimento de um novo jogo, o qual não tem nada a ver com Tibia, e para isso, foi contratado um artista 3D. Eles disseram que, se tudo correr como planejado, em breve serão lançadas mais notícias a respeito.


Acabamos de ver no que a CipSoft trabalha, mas como ela vem se saindo em seu trabalho?

4. Números da empresa


A tabela a seguir mostra o desenvolvimento da empresa, desde que foi fundada até o final de 2006:





AnoGanhos (Euros)Ganhos (R$)Número de funcionários (final do ano)
200127.59571.0414
2002151.049388.8664
2003815.9082.100.4457
20042.763.7847.114.95016
20054.047.66310.420.10622
20064.778.76112.303.24427



Os valores oficiais de receita são os em Euros, os em reais foram calculados com base na taxa de câmbio em 1 de outubro de 2007. Podemos notar, com essa tabela, o crescimento da empresa com o passar dos anos.

5. Fontes

As imagens usadas nesse artigo são todas do site oficial da CipSoft. As informações apresentadas foram consultadas no site oficial do Tibia, Blog Tudo sobre Tibia, TibiaNews e do TibiaBr.

E espero que com isso eu tenha sido esclarecido mais a respeito de quem faz o jogo, obrigado por ler e obrigado a Cip por fazer esse belo jogo!