terça-feira, 6 de julho de 2010

Quem é a CipSoft?

Eu não pensei em forma melhor de escrever o segundo artigo do blog, do que em falar a respeito de quem criou o jogo, a equipe da empresa CipSoft (ou Cip, como é normalmente chamada), pois sem o trabalho deles o Tibia sequer existiria.

Vários jogadores ouvem a respeito da Cip sem saber direito quem é ela, ou só se lembram dela para reclamar ou elogiar quando alguma coisa no jogo dá certo ou dá errado; contudo é interessante conhecer melhor as pessoas por de trás do jogo. Para isso, vamos começar pelas origens da empresa.

1. O começo



Os alemães Stephan Vogler, Stephan Börzsönyi, Guido Lübke e Ulrich Schlott, os quatro fundadores da companhia (foto), se conheciam desde que estudavam juntos na Universidade de Regensburg. Eles eram fãs de jogos de computadores, e iniciaram o projeto de Tibia em 1995 como um passa-tempo e um experimento de programação para ajudar nos estudos na universidade. O primeiro servidor público do jogo foi lançado em 1997 e rodado nos próprios computadores na Universidade.

Com o passar do tempo, mais e mais jogadores foram se juntando ao Tibia, porém os estudos na Universidade dos quatro criadores estava chegando ao fim. Eles mantinham o jogo em seus tempos livres, mas com os fins dos estudos já estava na hora de começar a procurar empregos, e então não haveria mais tempo o bastante para se dedicar ao Tibia, o que não queriam que acontecesse. No começo de 2001, eles postaram uma notícia no site oficial do jogo falando dessa preocupação, e disseram que estavam pensando em começar a rodar o jogo comercialmente, e pediram sugestões aos jogadores a fim de encontrarem uma solução que fosse melhor a todos (eles e os jogadores). Então acabaram decidindo por rodar o jogo comercialmente.

Então em junho de 2001 eles fundaram a empresa CipSoft GmBH para desenvolver o jogo, e um pouco mais adiante. Ainda em 2001, para poder conseguir o dinheiro necessário para manter o Tibia e a empresa, eles criaram o sistema de Premium Accounts, no qual, por uma certa taxa, os jogadores que quisessem poderiam obter certos benefícios no jogo.

Por cerca de dois anos, os quatro mantiveram a empresa sozinhos. Contudo com o crescimento do jogo, se fez necessário ir contratando mais funcionários, e atualmente a Cip possui mais de trinta. Mas exatamente o que fazem as pessoas que trabalham lá? É disso que vamos tratar agora :-)

2. A equipe da CipSoft



Os funcionários da CipSoft se encontram divididos em seis diferentes departamentos:
  • programação: eles desenvolvem o programa do jogo e dos servidores, trabalham no site, e também criam ferramentas para auxiliar no desenvolvimento e manutenção do jogo e do site
  • conteúdo: desenvolvem os elementos de dentro do jogo em si, como criar gráficos, itens, monstros desenhar novas áreas, elaborar quests, etc.
  • administração de sistemas: cuidam dos servidores e de sua manutenção
  • suporte: cuidam do atendimento e suporte ao cliente, seja por e-mail, nos fóruns oficiais ou dentro do jogo
  • marketing: identificam os desejos dos jogadores por novas funcionalidades ou elementos, e também cuidam das relações públicas da empresa, anúncios e distribuição
  • organização: fazem o trabalho administrativo, e checam se o trabalho diário transcorre normalmente
Mas e a empresa como um todo, em que coisas ela trabalha?

3. Produtos


Tibia foi o primeiro produto em que ela trabalhou (e trabalha), mas não é o único. A Cip descreve, em seu site oficial, as suas atividades dessa forma (tradução): "A nossa visão é desenvolver e publicar produtos inovadores baseados em novas tecnologias. Como desenvolvedores, almejamos realizar as nossas próprias idéias e desenvolver produtos verdadeiramente inovadores, em vez de imitar conceitos existentes. Não é necessário dizer, o objetivo primordial é a exploração comercial de nossas idéias. Trabalhamos independentemente ou com parceiros para fazer todos os passos necessários, incluindo o 'marketing' de nossos produtos."

Na época em que foi lançado, Tibia foi um dos primeiros RPGs online de multi-jogadores (MMORPG) com gráficos (antigamente a maior parte dos RPGs era apenas em texto), o que foi uma inovação. Em maio de 2005 a Cip lançou o primeiro MMORPG para celulares, o TibiaME, que hoje se encontra na versão 1.45 e pode ser jogado em aparelhos que possuem suporte a Java.

Em uma entrevista ao site TibiaNews, os quatro gerentes da empresa revelaram que a Cip está trabalhando no desenvolvimento de um novo jogo, o qual não tem nada a ver com Tibia, e para isso, foi contratado um artista 3D. Eles disseram que, se tudo correr como planejado, em breve serão lançadas mais notícias a respeito.


Acabamos de ver no que a CipSoft trabalha, mas como ela vem se saindo em seu trabalho?

4. Números da empresa


A tabela a seguir mostra o desenvolvimento da empresa, desde que foi fundada até o final de 2006:





AnoGanhos (Euros)Ganhos (R$)Número de funcionários (final do ano)
200127.59571.0414
2002151.049388.8664
2003815.9082.100.4457
20042.763.7847.114.95016
20054.047.66310.420.10622
20064.778.76112.303.24427



Os valores oficiais de receita são os em Euros, os em reais foram calculados com base na taxa de câmbio em 1 de outubro de 2007. Podemos notar, com essa tabela, o crescimento da empresa com o passar dos anos.

5. Fontes

As imagens usadas nesse artigo são todas do site oficial da CipSoft. As informações apresentadas foram consultadas no site oficial do Tibia, Blog Tudo sobre Tibia, TibiaNews e do TibiaBr.

E espero que com isso eu tenha sido esclarecido mais a respeito de quem faz o jogo, obrigado por ler e obrigado a Cip por fazer esse belo jogo!

0 comentários:

Postar um comentário